As composições entregues pelo Ministério dos Transportes fazem parte de um pacote 10 composições distribuídas pelo CFL, Benguela (CFB) e Moçâmedes (CFM). Não foram revelados os valores envolvidos na sua aquisição.

Este reforço de composições nas três linhas férreas angolanas surge para responder ao aumento da procura dos comboios na ligação ferroviária entre as cidades de Luanda-Viana, Benguela-Lobito e nos trajectos suburbanos do Lubango e de Moçâmedes.

A entrada em funcionamento das quatros Unidades Múltiplas Diesel (DMU), segundo o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D"Abreu, que presidiu à cerimónia de desembarque e recepção das composições no terminal Multiuso do Porto de Luanda, essa operacionalização pode acontecer dentro de 45 ou 60 dias.

"Não queremos demorar muito tempo em colocar esses meios à disposição da população. E estamos a ver se nos próximos dias conseguimos operacionalizar os comboios suburbanos de Luanda", disse o ministro acrescentado que os comboios para a Província de Benguela, já estão no mar, a caminho de Angola.

Os três comboios suburbanos para a província da Huíla estão condicionados pela capacidade de embarque a partir da China face à pandemia do Coronavírus e admitiu que esse facto pode atrasar o processo de entrega.

Segundo Ricardo Viegas D"Abreu, esses novos comboios que o País requisitou, foram fabricados na China.

Já o governador da Província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, disse na ocasião que os novos comboios trarão um novo conforto para os munícipes que os vão utilizar.

"Esses meios vão melhorar os transportes urbanos, mas é necessária a sua conservação, porque em nada valerá o Executivo fazer investimentos avultados como este se em conjunto não adoptarmos uma postura responsável para a conservação destes meios", referiu.

Quanto à designação pela qual serão conhecidos estes comboios, o governador de Luanda, salientou que este trabalho será feita ao seu tempo e pediu aos munícipes da capital para cuidarem bem destes meios.

Importa referir que os novos comboios suburbanos trazem maior segurança e conforto, assim como maior rapidez.

As composição têm 84 metros de comprimento e podem transportar no máximo 700 passageiros por dia, a uma velocidade de 80 quilómetros/hora.