Com alguma regularidade, nos últimos tempos assiste-se, em Luanda, a reclamações de clientes bancários que questionam sobre a utilização das suas contas, para depósitos de avultadas somas monetárias, sem que esses sejam os titulares de tais quantias.

Jaime Ngunga é cliente do principal banco público e conta que, a certa altura, consultou a sua conta bancária e nela viu inseridos 10 milhões de kwanzas, sem que tivesse depositado o montante. Adianta que rapidamente se dirigiu ao balcão onde abriu a conta para se inteirar da transacção, ao que, após isso, a soma desapareceu misteriosamente da referida conta.

"Nada depositei. Aliás, tinha acabado de receber o salário e verifiquei que o dinheiro que estava depositado era bastante elevado. Daí, optei por não realizar nenhum movimento e dirigi-me ao balcão, onde fui informado que era engano", afirma Ngunga, acrescentando que, a seguir, fez nova consulta à conta e já o montante havia sido retirado.

Outro cliente bancário que falou à nossa reportagem é Bernardo Dias, que conta ter sido surpreso com as somas monetárias encontradas na sua conta. Nesse dia, segundo o interlocutor, a conta estava "recheada" de valores - cerca de 4,5 milhões de kwanzas, sem que ele os tivesse depositado, muito menos recebera alguma notificação de pagamento por parte de terceiros.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)