Entre despachos presidenciais e concursos públicos, o Governo já autorizou, até à primeira quinzena de Julho, despesas de cerca de 50 milhões de dólares (mais de 43 mil milhões de kwanzas) para a aquisição de viaturas destinadas a diversos organismos do Estado, incluindo ministérios, governos provinciais, administrações municipais, institutos públicos e outras entidades. Os cálculos foram realizados pelo Novo Jornal com base nos despachos assinados pelo Presidente da República e nas publicações do Portal da Contratação Pública.

Das autorizações mais relevantes, destaca-se a verba de 22 milhões de dólares (aproximadamente 20,5 mil milhões de kwanzas), atribuída, em Março, pelo Presidente João Lourenço ao Ministério do Turismo. O despacho presidencial, por ajuste directo, não especifica o número nem o tipo de veículos a adquirir pelo ministério liderado por Márcio Daniel, mas justifica a medida com a necessidade premente de se criarem condições estruturais de funcionamento e suporte à actividade turística.

Outro montante expressivo foi aprovado, em Maio, para a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), que recebeu autorização para gastar cerca de 2,8 milhões de dólares (2,6 mil milhões Kz) na compra de 60 viaturas de serviço, com o objectivo de reforçar a frota operacional.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/