Entre os detidos, com idade entre os 18 e os 56 anos, destacam-se uma mulher e quatro estrangeiros de nacionalidades chinesa, guineense, chadiana e maliana, que estão ainda a ser acusados de furto e receptação.
Os indivíduos foram detidos numa operação multissectorial de combate à vandalização de bens públicos, realizada esta semana nas localidades do Calumbo, kitondo, Baia e Cabiri.
A quadrilha, esclarece o director gabinete de comunicação institucional e imprensa da direcção geral do SIC Manuel Halaiwa, vandalizou 19 postes de energia elétrica de alta tensão da linha da Barragem de Laúca à subestação do Bita, cujo material furtado foi transportados para casas de pesagem.
No decurso da acção policial, foram desmanteladas quatro locais de venda de material ferroso, liderados por cidadãos estrangeiros que compravam a mercadoria "proveniente da vandalização de bens públicos".
Durante a operação, foram apreendidas 65 cantoneiras, 20 parafusos, três barras galvanizadas de suporte, seis tampas de sargetas e uma viatura de marca Toyota, modelo Dina, que era utilizada para transportar os bens furtados.