Filomeno Viera Lopes assegurou que o BD fará o sacrifício de não concorrer às eleições gerais para apoiar a UNITA considerando que o seu partido não está com o "capricho" de ter, na próxima legislatura, assento parlamentar.

"Arriscaremos mesmo ser um partido sem assento parlamentar, mas nas próximas eleições teremos de concorrer, ou de forma associada, ou particular, conforme a Lei", disse o político, em conferência de imprensa, que serviu para esclarecer a integração de nomes do BD na lista da UNITA.

Segundo o político, a prioridade agora passa por transformar para melhor a vida dos angolanos com um novo Governo.

"O Bloco Democrático irá fazer campanha política. Não apelando o voto em si, mas na UNITA, uma vez que isso acontece nas democracias", salientou o líder do BD, assegurando que o seu partido está disposto a transformar Angola num verdadeiro Estado democrático e de justiça social.

Numa nota divulgada na semana passada, o BD confirmou que "em função dos entendimentos com outras forças políticas nacionais para a alternância do poder, o Bloco Democrático não vai concorrer com sigla própria, nem coligado", nas eleições gerais, e deixará de ser formalmente um partido com assento parlamentar.

O nome de Filomeno Vieira Lopes não aparece da lista de candidatos a deputados da UNITA, mas o do seu vice-presidente, Justino Pinto de Andrade, surge em quarto lugar.

Filomeno Vieira Lopes, não faz parte da lista, de modo a assegurar o contínuo funcionamento das estruturas do partido.

De realçar que apesar de o BD não concorrer nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo, continuará a ser uma força política legalizada que terá a obrigatoriedade, por força da lei, de concorrer nas eleições gerais de 2027.