"O Complexo Memorial do Rei Mandume está em estado de degradação. Espero que neste ou no próximo OGE a obra seja inserida para a sua reabilitação. É um complexo de grande importância para o País", disse esta quarta-feira, 25, o primeiro secretário nacional da JMPLA quando falava no Parlamento onde está ser discutido o OGE 2023.

Segundo o parlamentar, o Complexo Memorial do Rei Mandume é "a atracção turistas na região, porque muitas pessoas, entre nacionais e estrangeiras, visitam a região para contemplar o complexo erguido para eternizar a grandeza e o sacrifício do soberano dos povos cuanhamas, que se destacou na defesa da ocupação colonial no Sul de Angola".

O memorial ao rei Mandume Ya Ndemufayo tem vindo a receber promessas para o seu restauro desde 2013, e o seu esquecimento faz com que se tenha acentuado mais a degradação das suas infra-estruturas.

O Complexo Memorial do Rei Mandume localiza-se na vila de Oihole, no município de Namacunde, província do Cunene, no sul de Angola, e foi erguido em homenagem a Mandume ya Ndemufayo, último rei dos cuanhamas.

Inaugurado em 2002 pelo então Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, na presença do ex-presidente da Namíbia Sam Nujoma, o memorial situa-se a 45 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital da província, e foi erguido no local onde o rei estava antes de ser derrotado pelos portugueses e britânicos em 1917.

O complexo inclui o túmulo do rei e um palácio de congressos para empresários que queiram iniciar negócios no Cunene.

Prevê-se a construção de uma biblioteca para arquivo das principais obras relacionadas com o rei Mandume Ya Ndemufayo.

Segundo reza a história, Mandume defendeu a sua população durante o seu reinado, entre 1911 e 1917, e suicidou-se a 06 de Fevereiro de 1917 na povoação de Oihole.

De lá para cá, o povo ambó (sul de Angola e norte da Namíbia) celebra anualmente a morte do rei Mandume-ya-Ndemufayo, como destacado líder da resistência contra a ocupação colonial portuguesa na região Sul de Angola, que preferiu a morte para não ser dominado.