Mais de 400 convidados são esperados para a reunião solene de abertura da 3.ª sessão legislativa desta V legislatura da Assembleia Nacional. O ponto mais alto está reservado ao discurso sobre o Estado da Nação a proferir pelo Chefe de Estado.

O discurso de João Lourenço, segundo a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, incidirá sobre as políticas preconizadas para a resolução dos principais problemas, promoção de bem-estar dos angolanos e de desenvolvimento do País.

A oposição pediu no início da semana a João Lourenço "que se abstenha de tentar mostrar um País diferente daquele que os angolanos diariamente enfrentam, caracterizado pela fome e pela extrema pobreza".

Consta ainda do programa da abertura do ano legislativo a apresentação de uma mensagem de boas vindas, a ser proferida pela presidente da Assembleia Nacional.

A Assembleia Nacional é composta por 220 deputados, 124 dos quais do MPLA, 90 da UNITA, dois da FNLA, dois do PRS e outros dois do Partido Humanista de Angola.