Segundo apurou o Novo Jornal, o protesto, tendo a iniciativa sido dada a conhecer ao Governo Provincial de Luanda na terça-feira, segue do Cemitério da Santa Ana para o Largo 1º de Maio.

"Os manifestantes vão até ao largo das escolas, onde vamos exigir eleições justas e transparentes", disse ao Novo Jornal o secretário provincial da UNITA em Luanda, Manuel Nelito Ekukui.

Refira-se que o parlamento angolano aprovou recentemente na globalidade a Lei de Alteração à Lei Orgânica das Eleições Gerais, com votos contra da oposição, que considerou o documento como "Lei da fraude eleitoral", enquanto o MPLA enalteceu o diploma.

O projecto de Lei foi aprovado com 126 votos a favor, MPLA, 52 votos contra e uma abstenção da FNLA e a UNITA considerou tratar-se de uma lei que abre a porta à fraude eleitoral generalizada.

Depois da aprovação da Lei, os partidos da oposição com assento parlamentar, pediram ao Presidente da República, João Lourenço, para não promulgar o Projecto de Alteração da Lei Orgânica das Eleições Gerais.

A oposição argumentou que o diploma reduz os mecanismos de controlo da transparência, facilita o voto múltiplo e não garante o acesso igual dos concorrentes ao uso dos recursos públicos.