Em declarações ao Novo Jornal, o porta-voz da PN, subcomissário Mateus Rodrigues, disse que as apreensões foram feitas nas últimas 24 horas, em alto mar.
Segundo a Polícia, as embarcações artesanais apreendidas foram encontradas a pescar a 100 milhas náuticas, coladas às sondas, quando só têm licença autorizada pelas autoridades para pescarem entre 4 a 8 milhas náuticas.
Conforme a PN, estes pescadores correram risco de vida ao se fazerem ao alto mar com fogareiro, onde cozinham, e geradores.
Segundo Mateus Rodrigues, um incêndio na plataforma petrolífera pode ter resultados catastróficos, daí a preocupação das autoridades policiais.
Entretanto, o Novo Jornal soube que os infractores serão levados a tribunal, para julgamento sumário, pois incorrem no crime de desobediência.
Vale recordar que durante a operação "Holofote" realizada entre Novembro de 2024 e Janeiro deste ano, a Polícia Nacional apreendeu mais de 100 embarcações e deteve 18 indivíduos, entre nacionais e estrangeiros.
Conforme a PN, este tipo de ilicitude voltou a ganhar terreno nos últimos dias, pois num passado recente registava-se redução.