Lixo e abundante cheiro nauseabundo dão as boas-vindas a quem visita o bairro Cassaca 2. Os casebres com chapas (maioritariamente de cor vermelha) já corroídas pelo tempo e as escassas tampas de antenas parabólicas brancas chamam a atenção aos mais atentos que circulam pela estrada que liga o Zango ao Calumbo.

O bairro está localizado entre capins e embondeiros, junto ao Centro de Quarentena. O grande amontoado de lixo e a falta de condições sanitárias transformaram a zona em quase uma lixeira a céu aberto, onde os moradores usam o local para se livrar de quase tudo: latas, restos de comida e até fezes de pessoas (por falta de latrinas) e de animais.

Aqui, convivem em condições precárias mais de 450 famílias - provenientes do Zango 3 - que aguardam para a Administração Municipal de Viana cumprir com a promessa de realojamento em casas com melhores condições. Os casebres e as tendas foram erguidos pelos próprios moradores após serem "abandonados" no meio do mato.

O drama destas famílias começou em 2016, quando foram surpreendidas por máquinas e um grande aparato militar que "atropelou" e destruiu tudo quanto havia pela frente: casas, cabanas e plantações.

Madalena da Silva é uma das lesadas que há cerca de seis anos viram tudo quanto tinham ser esmagado pelo tractor e hoje clama por "socorro". A viúva, de 47 anos, é mãe de sete filhos, dois deles falecidos no bairro, devido às condições precárias em que viviam.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)