A dívida dos governos provinciais com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), referente à iluminação pública, está avaliada em mais de 600 milhões de kwanzas, apurou o Novo Jornal de uma fonte da referida empresa, que controla, em todo o País, 1.024 (mil e vinte quatro) focos de rede do sistema de iluminação das vias públicas.

"De iluminação pública nada se recebe mensalmente", revela a fonte, ilibando a ENDE de qualquer responsabilidade nos "apagões" que se verificam constantemente nas principais vias do País.

"A gestão da iluminação pública não é da responsabilidade da ENDE, está sob responsabilidade dos governos provinciais", esclarece.

Segundo ainda o interlocutor, a dívida é de há vários anos, e a factura média mensal com a iluminação pública está orçada em mais de 20 milhões Kz. A província de Luanda representa a maior quota. Conforme calculou este semanário, cada governo provincial deveria pagar, em média, mais de um milhão de kwanzas por mês com a iluminação pública.

Ruas cada vez mais escuras

Circular à noite pelas vias do País é um autêntico desafio para automobilistas e pedestres. Para além das estradas degradadas, esburacadas e desniveladas, bem como a falta de semáforos, adiciona-se ao leque de problemas a inexistência de iluminação pública, obrigando a que automobilistas andem com as luzes dos faróis no máximo.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)