O comandante geral da Polícia Nacional, comissário-geral Francisco Ribas, ordenou, igualmente, aos efectivos da PN nas províncias de Luanda, Benguela e Kwanza-Sul que estejam de prevenção a 100 por cento, isto desde quinta-feira passada.

O número 1 da PN ordenou ainda a todas as forças do comando geral, PIR, PGF, PSOE, PSPEP, PFA, UA e USAIAAN que reforçassem as medidas policiais e de asseguramento dos objectivos diplomáticos, estratégicos, aeroportuário, fronteiriços e marítimos, bem como a manterem-se em prontidão as forças de reserva para eventuais alterações da ordem pública.

Francisco Ribas ordenou aos órgãos de informação e investigação da polícia que auxiliem as forças no terreno.

No seguimento das orientações, o comandante geral da PN ordenou que, tanto a prevenção como a segurança rodoviária, vídeo-vigilância e patrulhamento e ordem pública sejam desmobilizadas após a confirmação do regresso de todos os membros da delegação do PR dos EUA e de toda a logística militar americana.

O Novo Jornal soube que algumas artérias das cidades de Luanda, Kwanza-Sul e Benguela, por onde se crê que vai passar a caravana do Presidente Biden, estão sob forte controlo policial, de alta e baixa visibilidade.