A convite da União Europeia (UE), a EcoAngola - uma organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade - implementa, desde Janeiro, a fase-piloto do projecto Angola sem Plástico, iniciativa que se bate pela sensibilização sobre o consumo responsável do plástico descartável, particularmente os sacos de plástico.

Orçado em 19 mil euros (mais de 15 milhões de kwanzas, ao câmbio oficial de quarta-feira, 2 de Junho), o Angola sem Plástico já levou, entre outras actividades, a um encontro com empresas de distribuição e comércio (supermercados) e à realização de três inquéritos para se perceber a sensibilidade das pessoas quanto ao consumo de plásticos descartáveis, sendo um on-line e dois presenciais (nos mercados Municipal de Cacuaco e da Centralidade do Sequele).

No inquérito digital, decorrido entre Janeiro e Fevereiro, foram recolhidas 712 respostas em 31 dias. Já os inquéritos presenciais, cujo relatório final não foi ainda disponibilizado, permitiram aferir, junto de vendedores, compradores e transeuntes, que "muitos ainda deitam o lixo nas ruas por onde passam, nas valas e até mesmo na praia, tanto na areia como no mar".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)