O governante fez esta declaração na abertura do 1º Fórum Transportes e Logística do semanário Expansão, que aborda a temática ligada ao Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), salientando que esta nova infraestrutura representa para Angola a melhor das oportunidades de desenvolvimento.
"Sinalizo que o aeroporto é parte de uma estratégia de desenvolvimento de Angola. Liga-se aos corredores logísticos, como o Corredor do Lobito, conecta-se com o Porto de Luanda, articula-se com o Caminho-de-ferro e abre Angola à África Central e ao mundo", afirmou Ricardo D'Abreu.
Nesse sentido destacou que o novo Aeroporto Internacional comporta um pólo logístico aeroportuário, com as suas plataformas de carga, zonas francas tecnológicas, infra-estruturas de frio que serão pilares de transformação económica e que podem por via do serviço aeroportuário com hotéis de apoio e operações reforçar a sua área operacional.
Em debate neste fórum estão temas como "Conectividade, desenvolvimento e oportunidades económicas geradas pela AIAAN, proferida pelo presidente PCA da empresa Airport Temporary Operador, António Pombal, "Conectividade e mobilidade sustentável nos eixos de acesso ao novo aeroporto pelo PCA da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Énio Costa e Importância da carga aérea para o desenvolvimento do aeroporto pelo PCA da empresa Rangel Angola - FedExpress Rodolfo Santos