Archer Mangueira, que integrou a comitiva do Presidente da República, João Lourenço, à terceira edição do FOCAC assumiu que para amortizar a dívida de Angola à China terão de ser criados projectos que promovam um encaixe financeiro a médio e longo prazos.

O ministro das Finanças não adiantou, durante as declarações à imprensa, se Angola é um dos países beneficiados pelo perdão da dívida prometido pelo Presidente chinês, Xi Jinping, às nações africanas com as quais a China tem relações diplomáticas

Archer Mangueira afirmou ainda que "os novos projectos a serem implementados com o recurso ao financiamento chinês serão definidos no âmbito de um novo paradigma económico".

Segundo a Angop, em 2017, o comércio entre Angola e a China cresceu 43,42%, para 22,34 mil milhões de dólares, com a China a comprar mercadorias, sobretudo petróleo, a Angola, no valor de 20,047 mil milhões de USD, enquanto vendeu bens no valor de 2.29 mil milhões de USD.

Já no primeiro trimestre de 2018, as trocas comerciais entre os dois países atingiram 6.80 mil milhões de dólares. No mesmo período, a China vendeu a Angola produtos avaliados em 481 milhões de USD e comprou mercadorias avaliadas em 6,32 mil milhões de dólares.