Não foi avançada nenhuma justificação específica para este cancelamento, embora Angola mantenha a participação através do ministro de Estado e do Desenvolvimento Económico, Manuel Nunes Júnior.

Angola mantém em curso um processo de adesão à organização política Commonwealth, que agrega 53 países, a sua maioria antigas colónias britânicas.

Esta Cimeira de Londres assume uma importância directamente relacionada com o volume enorme de investimento que o Reino Unido mantém com o continente africano e o Governo britânico já anunciou a sua intenção de ser, até 2022, o maior investidor em África no seio do G7, que agrega sete dos países mais ricos do mundo, incluindo EUA e França.

A liderar os trabalhos no próximo dia 20 vai estar o primeiro-ministro Boris Johnson, que terá como missão de primeira linha descrever o papel das mais de 2 mil empresas do seu país com negócios em África assentes em mais de 45 milhões de euros de investimento e a forma como este cenário vai evoluir para fazer do Reino Unido o maior investidor no continente do G7 nos próximos dois anos.