A informação foi avançada pelo secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, que informou que as operações aeroportuárias vão passar do actual Aeroporto Internacional de Luanda "4 de Fevereiro" para o AIAAAN em Outubro, devido a "desafios" ainda existentes a nível dos acessos ao aeroporto, localizado na província de Icolo e Bengo.
Rui Carreira, citado pelo Jornal de Angola, disse que as dificuldades de acesso foram constatadas na última visita realizada pelo Presidente da República, João Lourenço, àquela infraestrutura.
A decisão de adiamento, segundo o secretário de Estado, foi tomada por haver ainda "trabalhos de casa por fazer" para se dignificar o acesso ao aeroporto, além dos desafios, do ponto de vista da sua operacionalidade, marcada ainda por contratos atrasados, tornando difícil a finalização do processo já no próximo mês.
"Prevê-se que nesta fase sejam autorizados todos os voos internacionais e que o aeroporto entre na sua fase plena de funcionamento", afirmou.
O AIAAN, inaugurado em Novembro de 2023, opera, actualmente, os voos domésticos e de cargas.