Um jovem de 23 anos, que em vida respondia pelo nome Firmino Tchamby, suicidou-se no início deste mês, em Benguela, após assassinar os dois filhos de quatro e um ano. Os três corpos foram encontrados pendurados numa árvore. A separação da esposa e a falta de condições foram apontadas como as razões que o levaram a cometer tal acto.

O acontecimento que chocou o País não é um caso isolado. Nos primeiros seis meses do ano em curso, de Janeiro a Junho, as autoridades registaram a ocorrência de 739 suicídios, segundo apurou o Novo Jornal junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que se mostra preocupado com o exponencial aumento de casos.

Com 460 ocorrências, a capital do País, Luanda, foi a província com maior número de casos, com uma taxa de 62,2%, seguindo-se-lhe Lunda-Sul (46) e Benguela (37). O Kuando-Kubango, com duas ocorrências, é a que menos casos teve.

Cálculos do NJ dão conta que, em Angola, no primeiro semestre, em média mensal cento e vinte e três pessoas colocaram fim à vida por diversos factores. Uma média de quatro casos por dia.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)