Rússia/Ucrânia: Zelensky muda chefe de Estado-Maior das Forças Armadas - Oleksandr Syrsky é o novo comandante militar
Depois dos rumores, chega a confirmação das informações que há semanas pairavam quanto ao futuro de Valery Zaluzhny enquanto chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky anunciou a substituição de Zaluzhny e nomeou Oleksandr Syrsky para o cargo de comandante militar.
Na rede social X (antigo Twitter), o Presidente ucraniano agradeceu a Zaluzhny pelo seu trabalho em defender a Ucrânia, desde o início da guerra, mas era conhecida degradação das relações de Volodymyr Zelensky com o seu comandante das Forças Armadas.
Syrskyi, de 58 anos de idade, tem estado envolvido desde 2013 no esforço do exército ucraniano para adoptar os padrões da NATO.
Após o anúncio, Zelensky pediu ao seu novo líder militar um plano de batalha "realista" contra a Rússia para 2024, após o fracasso da grande contraofensiva de Kiev em 2023.
"Espero tais mudanças nas forças armadas ucranianas no futuro mais próximo: um plano de acção realista e detalhado (...) para 2024", afirmou, acrescentando que o plano deve levar em conta "a situação real no campo de batalha e as perspectivas futuras".