Terça-feira última, 23, foi criada em Portugal a Associação Internacional de Museus Desportivos (ISMA, na sigla em inglês) por impulso do Sport Lisboa e Benfica, numa iniciativa que para já congrega alguns dos principais clubes e entidades desportivas mundiais. Deram corpo à entidade 11 instituições desportivas e não só, com destaque para os "colossos" argentinos Boca Juniors e River Plate, os popularíssimos brasileiros Flamengo e Internacional ou ainda o organizadíssimo Bayern de Munique e os históricos Arsenal de Londres e Real Madrid.
O propósito da novel associação é grosso modo a preservação do património cultural e desportivo dos seus membros. Tudo isso visa a valorização da pertinência cultural da história de cada clube ou instituição coligada. A organização ora criada tem a particularidade de ser integrada por clubes desportivos de dimensão internacional cujo acervo patrimonial é de uma grandeza imensurável.
(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)