Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - ECONOMIA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2022 mais se distinguiram nesta categoria.
A existência deste prémio revela a forte determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola. O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui.
Diamantino Pedro de Azevedo
Nasceu na província do Kwanza-Sul a 12 de Julho de 1963, é actualmente ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás da República de Angola. Engenheiro de Minas pela Academia de Minas de Freiberg (1990), com Mestrado pela mesma instituição (1991) e Doutoramento pela Universidade Técnica de Berlim (1997).
Foi presidente do Conselho de Administração da FERRANGOL - E.P (2012-2017), diretor-geral do Centro dos Recursos Minerais da África Austral e Oriental, organismo sediado em Dar-es- Salaam, Tanzânia (2006-2012) e também docente na Universidade Agostinho Neto.
Instituto Nacional de Estatística (INE)
O INE é um órgão independente criado em fevereiro de 1982. Em setembro de 1996 passou a ser um instituto público.
O INE é um serviço público, que goza de personalidade e capacidade jurídica, dotado de autonomia técnica, administrativa e financeira, cujo objecto é a dinamização, coordenação, recolha, tratamento e difusão de informação estatística oficial nacional.
O INE é tutelado pelo membro do Executivo que tiver a seu cargo o departamento ministerial responsável pela programação e gestão do desenvolvimento, actualmente o Ministério da Economia e Planeamento.
Em 2014 realizou o primeiro Recenseamento Geral da População e Habitação no País. Destaque também para a realização do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (2015/2016). O INE tem como missão a produção e difusão, de forma eficiente, de informação estatística oficial de qualidade e relevante para apoiar o desenvolvimento económico e social de Angola.
Patrício Wanderley Quingongo
É CEO da PWQ- Energy Consulting, uma empresa de consultoria angolana especializada em petróleo e gás, detentora do website Petroangola (especializado em petróleo, gás e energias renováveis). Patrício Quingongo estuda activamente a indústria petrolífera há mais de uma década; trabalhou 7 anos para a Companhia Petrolífera Internacional Exxon Mobil (Esso Angola), no Departamento de Operações Petrolíferas , na área de Produção de Petróleo. Foi funcionário da Administração Geral Tributária (AGT).
Engenheiro em Refinação de Petróleo pela Universidade Jean Piaget de Angola e de Produção de Petróleo e Gás pela Southern Alberta Institute of Technology do Canadá. É Mestre em Gestão Internacional de Petróleo e Gás pela Universidade de Liverpool do Reino Unido. É docente da Universidade Católica de Angola (UCAN).
VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL
Consulte o regulamento do Passatempo aqui
Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]