Segundo o Observador, a carta enviada ao Presidente da República tem 51 e o seu conteúdo revela, por exemplo, que Isabel dos Santos terá usado a empresa Exem Energia Investimentos, sua propriedade, para reembolsar a Sonangol pelo financiamento que acordou com o seu marido, Sindika Dokolo, para ter uma participação na Galp.

O reembolso, segundo a imprensa portuguesa, terá sido de 72 milhões de euros e Sindika Dokolo terá tido um ganho de 12 milhões de euros com o negócio.

Leite da Silva diz também que Manuel Vicente, ex-presidente da Sonangol, está a ser protegido pelas autoridades angolanas, acusando João Lourenço e o procurador-geral de terem escondido das autoridades holandesas um acordo que aprovaram em Fevereiro de 2019 entre a Sonangol e Isabel dos Santos, um acordo feito dez meses antes da apreensão de todos os bens da filha de José Eduardo dos Santos.

Esta não é a primeira vez que o antigo gestor de Isabel dos Santos acusa o ex-vice-Presidente Manuel Vicente, como pode ler aqui e aqui.