Em nota de imprensa, o SIC revela que esta detenção ocorreu no âmbito de um processo-crime, mediante cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Ministério Público.
Maria Emília Ladeira Pinto Cassule, directora de actos migratórios do SME, é acusada de associação criminosa, falsificação de documentos, recebimento indevido de vantagem e corrupção activa de funcionário público, "consubstanciado na existência de fortes indícios do seu envolvimento num esquema fraudulento de emissão de passaportes, cartão de residência, vistos de permanência temporária, visto de trabalho, entre outros actos migratórios em troca de avultadas somas em dinheiro".
O SIC refere que esta detenção é resultado de uma aturada investigação criminal, em torno de um processo-crime, que já decorre desde o ano de 2023, que foi espoletado, mediante várias denúncias, sobre irregularidades na aquisição deste tipo de documentos, sobretudo para cidadãos estrangeiros.
O Serviço de Investigação Criminal avança ainda que cumpridas todas as formalidades, Maria Emília Ladeira Pinto Cassule será presente ao Ministério Público, para ulteriores trâmites processuais.