Desde o início de 2016 a superar máximos de produção e de resultados de vendas com a mina do Lulo, a Lucapa Diamond Company avança para a última venda do ano com um novo recorde, agora referente ao valor de cada quilate de diamante leiloado.
Segundo o mais recente comunicado da multinacional australiana - que opera a mina em parceria com a estatal Endiama e os privados da Rosa & Pétalas -, a empresa obteve 8,3 milhões de dólares no leilão de Novembro, no qual vendeu 1,864 quilates de diamantes.
O valor arrecadado duplica o preço médio de referência de cada quilate extraído no Lulo: de 2.100 para 4.452 dólares. Ou seja, 37 vezes acima do valor do mercado, tendo em conta que o preço médio de cada quilate de diamante no mundo é de 120 dólares.
A multiplicação de receitas coloca o leilão de Novembro no 2.º lugar das vendas de 2016, apenas ultrapassado pela oferta do maior diamante alguma vez encontrado em Angola - uma pedra de 404 quilates, vendida por 16 milhões de dólares.
Os resultados, refere a mensagem divulgada pela Lucapa, "evidenciam a forte e contínua procura pelos diamantes de valor elevado oriundos do Lulo", e elevam para 44,8 milhões de dólares as receitas obtidas este ano.
Face ao bom desempenho da mina da Lunda Norte, a companhia prevê realizar mais um leilão até ao final do ano.