A informação foi avançada pelo porta-voz dos CFL, António Osório, que, citado pelo Jornal de Angola, lembrou que os trabalhos em curso, envolvem, além da própria linha, a construção de seis novas gares e de um parque de oficinas, situadas em Catete, município de Icolo e Bengo, na província de Luanda.
Estão ainda previstas 10 novas locomotivas múltiplas diesel, com uma capacidade para o transporte de 7.000 passageiros
"As novas locomotivas terão uma configuração diferente das actuais, por serem modernas, ligeiras e velozes e transportam um maior número de pessoas", expôs.
Sobre a conclusão de obras, Augusto Osório lamentou que a construtora não esteja a cumprir o prazo previamente estabelecido, por também se ter ressentido da crise económica e financeira que o país atravessa.
"Se tudo correr bem, penso que até Março de 2019 ficam concluídas as obras", afirmou.
O porta-voz do CFL disse ainda que, na capital, são principalmente os funcionários públicos e privados, estudantes, comerciantes e, sobretudo, pessoas que fazem o transporte de mercadoria de Luanda para os outros municípios e vice-versa os que mais fazem uso regular do Caminho-de-Ferro de Luanda.
De recordar que em Setembro, no dia 03, foram assinados contratos no valor de 283 milhões de dólares, entre o Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) e os Caminhos-de-ferro de Luanda (CFL), a Alemanha e a China, que vendem as locomotivas, e Espanha, que vai financiar a construção do parque de oficinas.
O acordo prevê, igualmente, a prestação de assistência técnica durante dois anos às 10 locomotivas, provenientes da Alemanha e da China. A assistência inclui a manutenção das locomotivas e a formação de maquinistas, bem como dos técnicos de manutenção dos equipamentos.
Na cerimónia, que contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, o embaixador de Espanha em Angola, Manuel Ruigómez, divulgou que as oficinas serão equipadas com material tecnológico de ponta e que vão criar mais de 100 postos de trabalho directos e indiretos.
O contrato para a aquisição das 10 novas locomotivas à Alemanha e à China, que vão circular no troço Bungo/Baia, na província de Luanda, foi assinado pelo INCFA e pelo consórcio de empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola.
O NAIL será um dos maiores aeroportos de África, com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano e ocupando uma área de 1.324 hectares.
Vandalização e amontoados de lixo preocupam Caminhos-de-ferro
O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do CF, Augusto Osório, disse ainda que a constante vandalização dos comboios é um motivo de grande preocupação e de prejuízos para a empresa.
"Infelizmente, a população invade o espaço legalmente constituído para o Caminho-de-ferro para outras actividades que colocam em causa a segurança dos comboios e das pessoas".
"O CFL e as administrações e a polícia trabalham juntos na prevenção e repressão mas verificamos que as coisas continuam", referiu.
De acordo com o porta-voz do CFL, os constantes apedrejamentos aos comboios, para além de danificarem os vidros e as carruagens, também têm como resultado ferimentos graves dos passageiros, maquinistas e revisores dos bilhetes.