As obras de requalificação marcam o início de uma intervenção aguardada há vários anos pelos moradores, que também já receberam inúmeras promessas, nunca cumpridas.

O governador provincial de Luanda, Luís Nunes, assegurou que está tudo pronto para dar início às obras de recuperação da Urbanização Nova Vida, esta terça-feira.

No mês de Dezembro, o governante havia prometido, para breve, a recuperação da Urbanização Novo Vida, depois de o Governo central ter assegurado que estava tudo acautelado.

A intervenção prevê a reabilitação das vias de acesso, melhorias no saneamento básico, sistemas de drenagem pluvial, iluminação pública e outros serviços urbanos, com o objectivo de reduzir os constrangimentos que têm afectado a circulação, a segurança e a qualidade de vida da população residente.

Porque, para já, circular de carro pelo Nova Vida é um autêntico "pára-arranca", devido aos milhares de buracos nas vias.

Segundo os moradores, vários trabalhos paliativos já foram feitos, mas de nada resultaram porque as águas das chuvas destapam as fragilidades do fraco trabalho.

Conforme os moradores, é necessário um trabalho de reabilitação urgente e definitivo, visto que os trabalhos paliativos não têm resultado.

E, segundo verificou o Novo Jornal no ano passado, no bairro há agora vias intransitáveis e esburacadas, águas verdes, mosquitos e cheiros nauseabundos em vários quarteirões do Nova Vida, que desde há cinco anos tem vindo a degradar-se.

O Governo angolano recorreu a um empréstimo de 208 milhões de euros junto da portuguesa Caixa Geral de Depósitos para reabilitar a Urbanização Nova Vida, obras aprovadas por ajuste directo de 259,4 milhões de dólares em 2023.