O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos, garantiu, que as forças estão em prontidão para garantir segurança às pessoas e instituições democraticamente constituídas.

Em algumas zonas de Luanda, como de Cacuaco, Viana, Cazenga e do Shoprite do Palanca, os efectivos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) fazem revistas em viaturas, sobretudo aquelas com maior número de ocupantes, viu o Novo Jornal.

Na avenida Brasil, em frente ao Cemitério da Santa Ana e na zona do Largo da Independência, no 1.º de Maio, há um grande aparato policial dos mais variados órgãos de polícia do Ministério do Interior.

O comissário-geral da PN, Arnaldo Manuel Carlos, disse esta terça-feira, em Luanda, que as forças policiais estão em prontidão para garantir segurança às pessoas e instituições democraticamente constituídas.

"Observamos que certas pessoas, de forma individual, ou em grupo, promovem, através das redes sociais, actos de rebelião e incentivam o vandalismo. Nós não vamos dar espaço a estas pessoas, porque qualquer País tem lei. E quem o fizer é detido para ser responsabilizado criminalmente", assegurou o comandante-geral.

Segundo Arnaldo Manuel Carlos, a PNA irá garantir as medidas de segurança para o cumprimento da lei e elevar os níveis de segurança no País.

"Estamos aqui, como força da ordem, para impor o cumprimento da lei. O nosso País só vai desenvolver se houver segurança e se houver o respeito entre as pessoas. Temos que elevar os níveis de segurança porque o desenvolvimento de um País depende deles, ninguém aceita investir num País onde não há Segurança. Por isso, temos sido implacáveis. Somos um órgão muito forte e estamos preparados para garantir a segurança", salientou.

Vários cidadãos em Luanda consideram intimidatória a presença dos meios militares e das forças de defesa e segurança nas ruas

Por sua vez, o partido UNITA, segundo maior votado nas eleições gerais de 24 de Agosto, com 90 assentos, apela às forças de defesa e segurança para que se abstenham do uso de força contra os cidadãos que pretendam manifestar-se no dia da tomada de Presidente João Lourenço.

De recordar que o Presidente República eleito toma posse esta quinta-feira,15, na Praça da República. Na sexta-feira,16, será a vez dos deputados à Assembleia Nacional assumirem os seus lugares no Parlamento.