Este cliente do BIC, sempre que notava uma movimentação estranha na sua conta, dirigia-se até ao balcão para pedir explicações, mas o gerente fazia "vista grossa" às suas reclamações e não resolvia nada.
Diante deste comportamento, segundo o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da direcção geral Serviço de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa, suspeita-se que o esquema fraudulento já era do domínio do gerente.
A história começou a desenrolar-se quando os efectivos do SIC detiveram um funcionário do banco de 31 anos que está a ser acusado de furtar 700 mil kwanzas da conta de um cliente, que foi subtraindo de formar parcelar.
O detido, que desempenhava a função de caixa, aproveitava-se desta qualidade e de forma indevida preenchia talões de levantamento de 4.000 kz até 95.000 kz em nome do ofendido e falsificava a sua assinatura.
Quando a vítima percebeu que não estavam a resolver a sua questão, depois de fazer várias reclamações sobre os valores que estavam a ser retirados da sua conta, fez uma participação às autoridades, que, com base nos dados recebidos, investigou o caso e descobriu que o homem da área do caixa era o responsável.
Após o indivíduo ser apanhado, de acordo com o superintendente-chefe de investigação criminal Manuel Halaiwa, foi então que se descobriu que o lesado já havia feito várias reclamações ao gerente sobre o problema, mas não teve sucesso.
Por este motivo, está a ser investigado o envolvimento do gerente nesta problemática, enquanto o seu colega foi encaminhado para o juiz de garantias, para ser responsabilizado criminalmente.