Os munícipes atravessaram a zona de obras e impediram que os tractores e camiões continuassem com o processo de movimentação e remoção dos resíduos sólidos para outras localidades.

Os munícipes revoltaram-se depois de aguardarem por várias horas a presença de uma delegação de funcionários da Administração Municipal local para o estabelecimento de metas para as compensações.

A operação foi retomada só depois da intervenção de agentes da Polícia Nacional.

Agostinho Ginga, um dos manifestantes, garantiu que uma autoridade da Administração Municipal de Malanje prometeu, na última segunda-feira, 19, que o impasse seria resolvido, por isso, "o trabalho foi paralisado".

João Ngunza, outro morador insatisfeito com a morosidade das autoridades administrativas, referiu que não houve qualquer agressão física ou verbal contra os operadores de máquinas e motoristas dos camiões.

"Os homens da Administração não apareceram, então, tivemos de impedir que as máquinas funcionassem para que os funcionários da Administração aparecessem", justificou, acrescentando: "eles invadiram as plantações dos moradores".

A camponesa Alice Francisco, 60 anos de idade, que tem na pequena horta alguns pés de "feijão, jimboa e couves", disse ter recebido notificação da Administração Municipal para destruir a produção que ainda não está na altura da colheita.

"Vai pagar os meus produtos, ou como é que fica?", questionou.

O soba do bairro Caxito José Panda, área limítrofe do rio Malanje, apesar de desconhecer o número certo de camponesas que ficaram sem os bens, espera que a empresa encarregada da construção indemnize a produção com valores monetários a serem acordados.

A administradora municipal adjunta de Malanje para área social, Aidne Aires, disse que das 65 famílias que perderam as culturas, algumas já foram indemnizadas com valores que variam entre os 50 e os 100 mil kwanzas.

A administradora adjunta, que se mostrou indignada com novas reclamações, referiu que apenas três famílias reclamaram junto do seu gabinete a destruição dos respectivos produtos agrícolas.