Os meninos e meninas que estudam na primeira, segunda e terceira classes sentam-se em pequenos ramos de árvores e colocam o material didáctico sobre os joelhos. Uma situação insuportável para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, como explicou Elisabeth André Figueira, de 17 anos, ao Novo Jornal.

"Essa escola não tem nada, os meninos sentam-se mal, em paus", disse, apontando para o interior do espaço onde apenas existem troncos de árvores e um quadro preto, de ardósia.

O responsável do núcleo de desenvolvimento comunitário da aldeia, António Mulemba, 30 anos, apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável (PDRAS) da Cáritas Arquidiocesana de Malanje, também é da mesma opinião da jovem Elisabeth.

Conta ao Novo Jornal que espera pela construção de "uma escola de carácter definitivo" há muito tempo, acrescentando que o tecto não está bom "e que quando chove são dispensadas as crianças, pois entra água".

"A chapa é frágil, não tem porta", explica.

Muitas crianças da aldeia deixaram de estudar "por falta de força física" para percorrerem os cinco quilómetros até à sede municipal para frequentar a quarta, quinta e sexta classe, explica.

"Umas não têm aquela força de ir e voltar, mas outras conseguem ir lá", declarou.

Este ano a província de Malanje vai beneficiar de 11 mil carteiras escolares que serão distribuídas às escolas do subsistema do ensino geral, anunciou recentemente o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório.

Desconhece-se se o estabelecimento de ensino construído pela comunidade e visitado pelo Novo Jornal vai beneficiar do mobiliário escolar, apesar de Manuel Osório garantir que "este apoio que o Ministério dá a todas as províncias é anual, o que significa dizer que para 2023/2024 vamos poder contar com mais carteiras na província de Malanje ".

O Novo Jornal não conseguiu falar com as autoridades da municipalidade sobre a realidade da educação naquela comunidade rural, porquanto o administrador Municipal de Kiwaba Nzoji, José Neves, se encontrava na cidade de Malanje em missão de serviço, mas prometemos voltar ao assunto nos próximos dias.