Os "Palanquinhas" tornaram-se na primeira selecção a apurar-se para os oitavos-de-final na competição, consequência de estarem no Grupo A ao lado do anfitrião Brasil, que também ontem se qualificou para os oitavos, ao vencer a Nova Zelândia por 3-0.

Depois do triunfo sobre a Nova Zelândia, no primeiro jogo, por 2-1, os "Palanquinhas" bateram o Canadá pelo mesmo resultado, com David Nzanza a marcar, já em período de compensação, o golo que lhe valeu a qualificação.

Angola saiu ao intervalo a vencer por 1- 0 com o golo de Zine aos 30 minutos, enquanto Russel Rowe, do Canadá, fez o tento da igualdade aos 48.

O técnico da selecção de Angola, Pedro Gonçalves, disse à imprensa no final da partida da segunda jornada do campeonato do mundo de futebol sub-17, que decorre no Brasil, que os angolanos sabiam das características do Canadá e mostrou uma boa postura em campo.

Segundo Pedro Gonçalves, apesar de o adversário ter perdido na estreia por 4 - 1, Angola sabia que havia de encontrar dificuldades para garantir o apuramento aos oitavos-de-final, antes da terceira jornada.

Com esse resultado, Angola e Brasil, dois países de expressão portuguesa, somam seis pontos cada e já estão apurados para os oitavos-de-final, ao passo que as selecções do Canadá e da Nova Zelândia estão eliminadas do mundial, ambas vão jogar, do dia 1 de Novembro, a última jornada do Grupo A.

No mesmo dia, e para o mesmo grupo, Angola defronta o anfitrião Brasil, para decidir a liderança do grupo.

E esta é a segunda vez que uma selecção de futebol de Angola se qualifica para os oitavos-de-final de um campeonato do mundo de futebol, depois de já lá ter estado, a selecção de sub-20, em 2001, no mundial organizado pela Argentina que se sagrou campeã.