Das 100 locomotivas encomendadas à multinacional norte-americana General Electric (GE Transportation), 15 já chegaram ao porto de Luanda e vão ser despachadas para os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e de Moçamedes (CFM).
As locomotivas C30 ACi, com duplo sistema, eléctrico e diesel, que foram descarregadas no porto de Luanda nos primeiros dias de Janeiro, fazem parte de um lote de 100, cujo investimento foi financiado pela agência pública de apoio às exportações do Canada, EDC, em cerca de 430 milhões de dólares norte-americanos, como avança o International Railway Journal.
Esta encomenda à GE Transportation, uma subsidiária da GE foi elaborada Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro Angola (INCFA), e as locomotivas fabricadas nos EUA vão servir ao longo dos 907 quilómetros dos CFM, entre Menongue e Moçamedes, e os 1344 km"s dos CFB, entre o Lobito e o Luau, na fronteira com a RD Congo.
Recorde-se que, para além da entrega das locomotivas, a GE Transportation, no âmbito do acordo efectuado, vai ainda garantir a manutenção das máquinas e a formação do pessoal de bordo.