Numa conferência de imprensa realizada hoje, o director da Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola, Fernando Amaral, o país vendeu cerca de 8,4 milhões de quilates, quase todos oriundos da Lunda Sul e da Lunda Norte.

Só no ultimo trimestre de 2018, período sobre o qual incidia a razão desta conferência de imprensa, que teve lugar no Ministério dos Recursos Naturais e Petróleos, o país vendeu 2,5 milhões de quilates, mais 2% que no período homologo de 2017, representando 330 milhões de dólares em receita. O quilate foi vendido a um preço médio de 152 USD.

Para 2019, as perspectivas da Sodiam, já substanciadas no Plano Nacional de Desenvolvimento, é que Angola produza e venda 13 milhões de quilates.

Para isso, estando em cima da mesa um crescimento substancial, dos 8,4 milhões de quilates para os 13 milhões já em 2019, Angola deverá ter de contar com o Luxe a todo o vapor.

Desde 2017 que a diamantífera russa Alrosa está a "ameaçar" arrancar com a exploração da mina do Luaxe, uma das grandes esperanças do sector em Angola, cujo kimberlito, o maior do mundo, foi descoberto em 2012 e dista escassos 25 kms da Catoca, onde os russos estão igualmente presentes através de uma importante quota no capital social.

O presidente da Alrosa, Sergei Ivanov, esteve em Angola em Maio de 2017, explicou, na altura, aos jornalistas que a diamantífera russa estava a pensar aumentar a sua presença em Angola e que essa fortificação do investimento estava dependente dos estudos de viabilidade do Luaxe, que deveria, estimava-se na ocasião, entrar em actividade durante o 1º semestre deste ano, 2019.

Também na calha está o projecto mineiro do Kimangue, cuja activação depende dos estudos aéro-magnéticos de baixa altitude para a descoberta de novos kimberlitos.

Actualmente, a Catoca é a maior mina em Angola, mas este estatuto poderá passar a ser detido pelo Luaxe, onde está localizado o maior kimberlito do mundo, também na Lunda Sul, se se confirmaram as previsões da Alrosa, que estima existirem ali pelo menos 350 milhões de quilates, e onde pretendia investir mais de 1,5 mil milhões USD.