Segundo o Bureau Político do partido no poder, o objectivo da emissão de novos cartões electrónicos é o de fortalecer a organização interna do partido, tornando-o mais robusto e alinhado com os desafios actuais.

O novo cartão electrónico, segundo a direcção do MPLA, faz parte de um processo de digitalização e gestão de militantes, com registo biométrico, para modernizar a sua base de dados e potencializar a gestão estratégica dos seus quadros, permitindo um controle mais destacado das competências e perfil de cada membro no partido.

Refere ainda o partido no poder que o "cartão electrónico" do MPLA é parte de uma iniciativa de digitalização e modernização da sua militância, focado na gestão eficiente de seus membros.

O MPLA anunciou a existência um portal online (militantesmpla.org), para auto-cadastro, com o objectivo de preparar o partido para desafios futuros, substituindo os antigos cartões por versões mais modernas e digitais.

Refira-se que o MPLA foi fundado oficialmente em 10 de Dezembro de 1956, por um grupo de patriotas angolanos, com o objectivo inicial de luta pela independência de Angola contra o colonialismo português, e tornou-se o partido que governa o país desde 1975, sendo um partido de centro-esquerda.