Em Angola, 12% das mulheres e 11% dos homens entre 15-49 anos sofrem de hipertensão arterial. Os dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde de Angola (IIMS 2023-2024) mostram ainda que quase sete em cada 10 mulheres (68%) e oito em cada 10 homens (79%) com tensão arterial alta não tinham conhecimento do seu diagnóstico. Entre as pessoas com diagnóstico de hipertensão, só 19% das mulheres e 11% dos homens faziam tratamento e tinham a sua tensão arterial controlada.
O relatório consultado pelo Novo Jornal refere ainda que, no geral, entre os inquiridos de 15-49 anos, 63% das mulheres e 49% dos homens relataram já ter tido a pressão arterial medida por um médico ou outro profissional de saúde, e 11% das mulheres e 6% dos homens relataram ter alguma vez sido informado por um médico ou outro profissional de saúde que tinha tensão arterial elevada ou hipertensão.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/