Os bolseiros não recebiam os subsídios desde o passado mês de Outubro, mas a partir desta quarta-feira,12, começaram a ser pagos pelo INAGABE, confirmaram os próprios, esta sexta-feira, ao Novo Jornal.
Entretanto, o INAGBE assegura que o processamento de pagamento decorre de forma gradual, em função do trabalho conjunto e permanente realizado entre o INAGBE os bancos comerciais em que os estudantes têm a conta domiciliada para o efeito e as Instituições de Ensino Superior (IES), legalmente integradas no subsistema de ensino superior.
As razões do atraso, em concreto, não foram avançadas, mas o INAGBE assegura que estão a ser pagos os subsídios referentes a cinco meses, de Outubro de 2024 a Fevereiro de 2025, e prevê que a conclusão dos pagamentos será feita ainda este mês.
Conforme o INAGBE, depois desta fase, seguir-se-á a do processamento da segunda fase, referente aos meses de Março a Julho de 2025, concluindo assim o pagamento correspondente ao ano académico 2024-2025.
Importa lembrar que os bolseiros internos do INAGBE denunciaram os cinco meses de atrasos da bolsa, no passado mês de Fevereiro, conforme noticiou o Novo Jornal.