A informação foi hoje avançada pelo director provincial da operação, intendente Lázaro da Conceição, quando fazia o primeiro balanço dos resultados gerais da Operação Reforço que teve início a 18 de Julho deste ano, tendo sido iniciada sem divulgação pública.

Os 10 vietnamitas, para além de terem entrado no país com o mesmo passaporte falsificado, apresentavam ainda todos o mesmo visto de trabalho, embora os originais, tanto o passaporte como o visto de trabalho, eram válidos.

"Desmantelamos um grupo de crime organizado que se dedicava ao contrabando de estrangeiros ilegais no país", disse, salientando que era uma rede de cidadãos oriundos do Vietname.

"Possuíam um passaporte e este mesmo passaporte servia para vários emigrantes entrarem no nosso país, concorrendo assim também com crime de falsificação", explicou o oficial, relatando ainda que os elementos detidos entravam em Angola com o argumento de trabalhar em algumas empresas cujo nome não foi mencionado e utilizavam o mesmo passaporte com visto de trabalho.

Questionado pelo NJOnline sobre os objectivos da Operação Reforço, visto que a PN lançou no ano passado a Operação Resgate com objectivo de acabar com a venda desordenada e outras acções visando o resgate da ordem, moral e tranquilidade públicas, baseadas nos princípios da legalidade que criaram alguns dissabores no seio da população sobretudo em Luanda, Lázaro da Conceição afirmou que a Operação Reforço tem quatro objectivos.

"O primeiro é a diminuição do índice de criminalidade, o segundo é a desactivação da venda desordenada na via pública, a terceira vai ser o combate serrado na segurança rodoviária e a quarta vamos trabalhar para combater a emigração ilegal", esclareceu.

O responsável fez saber ainda que a PN, no decurso da Operação Reforço, deteve ainda 837 suspeitos dos quais 292 em flagrante e 376 nas acções de buscas dirigidas, 176 por permanecia ilegal em território nacional e 125 por venda em local proibido.

"As nossas forças desmantelaram também 13 associações de malfeitores, tendo culminado na detenção de 43 suspeitos. Com destaques para a detenção de cinco marginais no território de Viana afectos ao grupo `os trafulhas", três elementos afectos aos `mini caixa baixa", nos municípios de Cacuaco e Viana", descreveu o oficial, acrescentando que na mesma senda a PN deteve ainda 13 indivíduos por homicídio voluntário e frustrado.