Há várias semanas que existem rumores de uma ligação entre a administração desta vacina da AstraZeneca/Oxford e casos, embora raros, de trombose, levando mesmo alguns países a suspenderem a toma deste imunizante.

Mas, agora, apesar de não se saber exactamente o que é que causa estes casos de trombose, um alto responsável da EMA, Marco Cavaleri, veio admitir, em declarações a um jornal italiano, Il Messaggero, que essa relação está, efectivamente, estabelecida.

Mas não se sabe o que é que provoca os coágulos, tendo Cavaleri sublinhado que esse dado ainda está a ser apurado.

Qual o resultado do estabelecimento desta reacção de forma oficial, ainda não se sabe, mas os responsáveis admitem a gravidade do surgimento de mais casos de trombose cerebral em jovens do que seria de esperar e isso é um efeito secundário da toma desta vacina.

Os casos confirmados são apenas algumas dezenas em dezenas de milhões de doses administradas e a OMS tem sublinhado que os benefícios da vacina superam os malefícios.

A vacina da AstraZeneca é a que está actualmente a ser usada em Angola, que recebeu 624 mil doses no âmbito do programa Covax.