A equipa que ficou em 4º lugar no último Girabola foi Despromovida administrativamente à segunda divisão face ao incumprimento do calendário estipulado para que Rivaldo fosse ressarcido da dívida referente a salários em atraso na ordem dos 700 mil dólares.

"No dia 20 de Fevereiro deste ano, a Federação Internacional Futebol Associação (FIFA) determinou que o clube do Palanca pagasse a divida ao atleta até 24 de Abril", disse ao NJOnine fonte da FAF, acrescentando que a agremiação da rua F do Palanca pagou fora do prazo estabelecido.

O facto de ter pagado a dívida não serviu, para já, como amortecedor para o castigo previsto nos estatutos da organização internacional.

"A FIFA orientou a direcção da FAF a despromover o grémio do Palanca, por não ser a primeira situação do género", descreveu, revelando que facto como do jogador brasileiro, "aconteceu com o congolês democrata Trésor Mputu Mabi".

Há ainda outros atletas estrangeiros com questões do mesmo género no registo do clube.

A fonte salientou que para além do diferendo do Rivaldo ainda existe a situação com TP Mazembe, em função do caso Tresor Mputo Mabi que ainda está por se esclarecer.

"A equipa do Palanca corre o risco de ser afastada de todas as competições de futebol em Angola, se não agilizarem a divergência que opõe a equipa o clube de Bento Cangamba e o TP Mazembe, da República Democrática do Congo (RDC), devido à contratação de Tresor Mputo Mabi", esclareceu, revelando que a equipa da RDC defende que a clube angolano deve mais de um milhão de dólares ao TP Mazembe, tendo também apresentado queixa à FIFA.

De recordar que na última edição do Girabola ZAP 2018/19, desceram ao segunda escalão, o Atlético Sport Aviação (14.º lugar, com 26 pontos), Cuando Cubango FC (15.º, com 26) e Saurimo FC (16.º, com 21).

Sendo que o Desportivo da Huíla, que se classificou em terceiro lugar na última edição do Girabola ZAP desistiu do campeonato, por razões financeira.

Desta forma, Angola ficará representada nas Afrotaças com o 1.º de Agosto (tetracampeão angolano) e pelo Petro de Luanda, que vão disputar a Liga dos Campeões de África, ficando a Taça das Confederações (também conhecida por Tala Nelson Mandela) sem representantes angolanos.