O projecto é de um regadio por gravidade, que permitirá irrigar uma área de 1.470 hectares, sem recurso a bombagem.

Diz o Banco Mundial que, em função das disponibilidades hídricas e das necessidades futuras, a área beneficiada poderá ser superior a 1.470 hectares, caso se recorra a bombagem de água, a partir do sistema, para irrigar terrenos localizados nas cotas superiores.

No documento consultado pelo Novo Jornal, é delegada competência ao ministro da Agricultura e Florestas para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do concurso público, incluindo a celebração e assinatura do contrato.

A reabilitação deste perímetro irá afectar 101 proprietários de recursos, o que, consequentemente, afectará o rendimento de 101 famílias. Dos 99 proprietários, cuja identificação foi confirmada, apenas 18 são mulheres, informa o Banco Mundial.