A empreitada de obras públicas de reabilitação e operação assistida do sistema integrado de abastecimento de água nos municípios de Benguela, Catumbela, Lobito e Baía-Farta, foi autorizada, em 2023, através de um procedimento de contratação simplificada em função de critérios materiais por razões de financiamento externo.

O consórcio constituído pela empresas ACQUACORP -Serviço de Água, Limitada, com morada em Espanha, e Wedo Developments Limited, registada em Inglaterra, e com uma sucursal em Angola, na província da Huíla, do grupo OMATAPALO, foi o escolhido para as empeitadas. A fiscalização ficou a cargo da Dar Al-Handasah Consultants.

Segundo o despacho presidencial publicado no Diário da república do dia 10 de Maio de 2023, a decisão deste ajuste directo teve em conta que estas cidades costeiras "enfrentam dificuldades no abastecimento de água, com previsão de agravamento de cenário, caso não seja feita uma intervenção urgente de reabilitação do sistema integrado existente de forma a recuperar sua capacidade instalada".

Com estas adendas de Abril de 2026, foram autorizados, também por ajuste directro, mais 28,7 milhões USD para o consórcio e 458,4 mil USD para a DAR, "para a realização de trabalhos a mais devidos a circunstâncias imprevistas e estritamente necessários à conclusão da empreitada".

Ao Ministro da Energia e Águas é delegada competência, com a faculdade de subdelegar, para prática dos actos decisórios e de aprovação tutelar, incluindo a elaboração das peças do procedimento e assinatura do respectivo contrato.