O mundo dos diamantes pode estar à beira de uma revolução com a introdução de uma nova tecnologia na detecção e extracção de pedras preciosas que recorre ao raio x, denominada XRT.

A informação, divulgada nos sites especializados na área da mineração de pedras preciosas, tem como ponto forte a melhor detecção das gemas nas minas, podendo ser um auxiliar fundamental na detecção de diamantes especiais, de grande dimensão, mas é essencialmente dirigida à detecção de pedras com diminuta dimensão que, por vezes, escapam aos actuais métodos.

Com esta tecnologia, que a empresa Lucara Diamond Corp já está a testar nas suas minas no Botsuana, pedras com dimensões ínfimas, até aos quatro milímetros, são sinalizadas e recuperadas.

Este equipamento é especialmente direccionado para o minério de grande densidade e qualidade de algumas minas que produzem pedras de dimensão reduzida mas com elevado interesse económico.

Este equipamento é considerado, mesmo no meio diamantífero, de custo elevado, mas, conforme foi recentemente divulgado, foi graças a uma destas unidades XRT, reprogramadas para as gemas maiores, que a Lucara encontrou, há cerca de um ano, o mundialmente famoso diamante Lesedi La Rona, de 1109 carats, extraído no Botsuana.

O Lesedi La Rona foi avaliado inicialmente entre 40 a 60 milhões de dólares norte-americanos, mas o seu preço, quando foi colocado em leilão na Sothebys, em Londres, rondou os 70 milhões, sendo, até hoje o terceiro maior diamante do mundo.

Uma fonte ligada ao sector dos diamantes disse ao Novo Jornal Online que esta tecnologia é, apesar de recente, conhecida dos operadores em Angola, admitindo que em algumas minas, e mais especificamente em locais onde o material tem as características indicadas para o seu uso, pode ser de grande utilidade.

Sem adiantar se eventualmente já estará em uso nas minas angolanas, a fonte apontou a questão da relação custo do investimento e potencial de rentabilidade como determinante para a sua aquisição e utilização.

O que se sabe, para já, é que a maquinaria que esteve por detrás da descoberta do Lesedi La Rona custou cerca de 55 milhões de dólares, mas, como sustentam as publicações da especialidade, este investimento teve retorno imediato com a descoberta de apenas duas gemas de grande qualidade e dimensão.

De tão grande e com tanta qualidade, este diamante é, desde sempre, um dos mais difíceis de vender, a ponto de o leilão da Sothebys ter apenas proporcionado umas línguas de fora a salivar.