Manuel Ventura nasceu em Luanda. Estudou na Escola Nacional de Artes Plásticas, entre 2000 e 2003. Fez formação básica de Linografia e Xilografia na Oficina de gravura da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) de 2000 a 2001.

Concluiu o curso de Antropologia Cultural na faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto entre 2005 e 2009.

Trabalhou, durante quatro anos, com o professor e gravurista cubano Luís Guillermo Varela Santisteban com quem aprendeu várias técnicas de gravação.

É membro efectivo da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) e estudante do Atelier Transumancia-Gonga, desde 2004. Conquistou o 1° Prémio ENSA-ARTE 2018, em gravura.

"A peça «Novo Jornal - Papiro Contemporâneo» foi produzida inspirada no meio ambiente, particularmente na planta de Papiro, muito comum à beira rio de países africanos e do Médio Oriente, usado como matéria-prima para confecção do papel que servia no Antigo Egipto de suporte para Escrita de excelência.


A peça representa assim um jornal em papel dobrado cilindricamente, nele contendo várias informações de natureza política, social, económica, cultural e desportiva. No topo da peça encontra-se uma representação simbólica de uma mão estilizada mão mergulhada no universo informativo."


Os troféus serão entregues aos vencedores na primeira Gala NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO" (24 de Julho de 2019), um grande evento que irá marcar anualmente a agenda cultural de Angola.


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]