A construção desta estação de água vai beneficiar mais de 12 mil famílias, e as obras, a cargo da empresa Owini e Mitrelli, tiveram início em Março deste ano.

O Bairro Bita Tanque nunca teve água potável desde que existe, há mais de 20 anos, e para conseguirem água para consumo, os moradores escavavam buracos profundos (Cacimba) para extraírem água.

A água sempre foi o principal problema dos moradores daquele bairro, que têm a centralidade do KK 5000 nas proximidades, mas por falta de estrada que ligue os dois bairros, o percurso entre o Bita Tanque e o KK 5000 é impraticável.

Esta é também uma das principais reclamações dos munícipes do Bita, que contaram ao NJOnline que o percurso é feito a pé, e se for de táxi é-lhes cobrado 350 kwanzas, um valor insustentável para aquela comunidade pobre.

Esta quarta-feira,6, o secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa, procedeu à inauguração da estação referindo que a ordem de construção de fontenários têm a ver com o ordenamento dos bairros.

"Nós estamos cientes que preenchemos uma lacuna bastante sentida pela população, temos noção que há muito para se fazer e estamos a tratar do problema em função do tipo de habitação que temos. E agora resolvemos um problema de emergência, visto que a população estava muito aflita", referiu.

Lucrécio Costa reconheceu que existe a necessidade de ser feito um novo diagnóstico para um melhor levantamento dos problemas que afectam a Barra do Kwanza e trazer soluções para as populações.

Januário Sanuca, membro da comissão de moradores do Bairro Bita Tanque, manifestou a sua satisfação pela entrega dos fontanários e das levandarias, mas reconheceu que há ainda muito para a fazer para que a água chega a todos.

"Construíram apenas 13, mas já é bom visto que antes consumíamos água impropria e nos trazia muitas doenças. Nós vivíamos do abastecimento dos camiões-cisternas que comercializam a água muito cara e das cacimbas", disse.

O membro da comissão de moradores do Bairro Bita Tanque, que falou em nome dos munícipes, aproveitou a ocasião para apelar aos governantes o aumento dos números de fontanários e a construção da estrada que liga o Bairro Bita Tanque ao KK 5000, assim como também a construção de um hospital.

Vários moradores ouvidos pelo NJOnline contaram que as lavandarias entregues irão facilitar as donas de casa que gastavam mais de dois mil Kwanzas na compra de água, sobretudo para lavarem a roupa.

Já o administrador da comuna da Barra do Kwanza, Simeão Kisassunda, disse ao NJOnline que ainda não existe projecto concreto para a melhoria dos acessos ao Bairro Bita Tanque e apelou à paciência dos moradores.

O governante salientou que essa questão pode vir a ser melhorada nos projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que será implementado em 2020.

Simeão Kisassunda referiu que a sua administração tem feito um esforço no sentido de abrir picadas para locomoção dos munícipes.