A constatação foi feita hoje, quarta-feira, 27, pelo NJOnline, endo sido possível verificar que os troços estão asfaltados em toda a extensão, com passeios, postos de iluminação e sinais de trânsitos colocados, faltado apenas as suas aberturas.

Contactado o Governo Provincial de Luanda (GPL), foi dito ao NJOnline que só será dada uma explicação mais tarde. Quando essa resposta chegar, ela será incluída nesta notícia através de uma actualização.

A reabilitação destas duas vias esteve a cargo da empreiteira Mota-Engil e enquadradas pelo programa de Reabilitação das Vias de Luanda, que contempla ainda as vias 28 de Agosto, Kimbango- Calemba II, Major Canhangulo e Comandante Kwenha.

Nas duas estradas, Avô Kumbi e 5ª Avenida, os automobilistas e moradores estão preocupados com o tempo de espera que os responsáveis estão a levar para a sua inauguração.

"Já está tudo feito, não falta mais nada, não sei porque é que não abrem a via para facilitar a vida aos moradores e aos automobilistas", disse João Keta, moto taxista que o NJOnline encontrou no Avó Kumbi.

Quem também se juntou à conversa foi o cidadão Moisés Pedro, de 36 anos, morador naquela zona, afirmando que o troço tem servido apenas para uso dos motoqueiros e não se percebe porque é que o empreiteiro não faz definitivamente a entrega da obra.

Já no Cazenga, Sebastião Melo, residente, realça que não há nenhuma justificação aparente para que as pessoas fiquem à espera da inauguração quando se vê claramente que "a obra está pronta".

"Não sei o que se está a passar, mas as obras na 5ª Avenida já estão concluídas faz tempo. Foram feitos todos os ensaios e presenciamos que tudo está bem, só não sabemos porque não inauguram a via", lamentou.

"Assim já estão à espera da data de aniversário do partido MPLA, em Dezembro, para nos dizerem que inauguramos a via graças ao partido. Senão não vejo outra desculpa para tal, ou será que os responsáveis do governo não têm tempo?", questiona o cidadão Zeca Feijó, de 42 anos, também morador na 5ª Avenida.