Segundo o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando de Carvalho, a detenção do acusado ocorreu na sequência de uma investigação levada a cabo pelo Departamento de Operações do SIC-Luanda.

"O cidadão em causa é costumeiro nesta tipicidade criminal tendo passagens pelo SIC-Luanda nos anos 2011 e 2015 e foi condenado nas penas de nove e quatro meses de prisão respectivamente, cumpridos na Comarca de Viana", informou o oficial em declarações ao NJOline.

O responsável acrescentou que as jóias e outros artigos de grande valor que o suspeito roubava eram comercializados no mercado dos Congolenses.

"Ele (o detido) vendia as jóias e outros artigos no mercado dos Congolenses a compradores habituais", disse, acrescentando que o homem vem actuando de forma isolada durante a madrugada controlando a saída dos moradores para sua actividade laboral, "bem como no período dos fins-de-semana, escalando muros e quebrado as janelas".

"De salientar que das várias residências assaltadas o meliante levou consigo 13 computadores, 20 telemóveis, cinco Ipads, 29 relógios de diversas marcas, 16 fios de ouro, 12 auscultadores, quatro carregadores de telemóveis, 27 milhões de Kwanzas, cerca de 17 mil euros, 42 mil dólares-norte americanos e 38 mil dólares namibianos", descreveu.

"Este construiu uma residência em que residia com a sua família, procedeu à compra de dois terrenos no município de Belas e três viaturas de diversas marcas, bem como vários electrodomésticos", explicou.