Russell Stokes, presidente da GE Transportation, disse ainda à agência financeira Reuters que caso o Banco ExIm seja mesmo encerrado a empresa perderá o contracto ainda não formalizado para o fornecimento de 100 locomotivas a gasóleo.

"Sem o financiamento do Banco ExIm, Angola compraria muito provavelmente locomotivas fabricadas na China, pondo em perigo 1800 postos de trabalho na GE Transportation bem como nos seus fornecedores", disse ainda Russell Stokes. Ao abrigo do contracto estabelecido com o Instituto Nacional Dos Caminhos de Ferro Angola (INCFA), a GE Transportation iria fornecer 100 locomotivas C30ACi a Angola, sendo o crédito concedido pelo Banco ExIm dos Estados Unidos.

As locomotivas de seis eixos com motores de 12 cilindros a gasóleo e 3000 cavalos-vapor seriam construídas nas instalações da empresa em Erie, Pensilvânia, Estados Unidos, estando a entrega prevista para ocorrer ao longo de três anos a partir de 2016. Em finais de Março do ano em curso a divisão de transporte da GE anunciou ter assinado um contrato que visa fornecer o Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) com 100 locomotivas GE C30ACi para serem usadas em Angola ao longo dos próximos três anos.

Este acordo também inclui a prestação de serviços, de ferramentas e de formação. Segundo a GE, o contrato demonstra o compromisso do Executivo na diversificação da economia nacional em novos sectores de actividade como o minério, a agricultura e a energia. "Melhorar as infra-estruturas de caminho-de-ferro pode estimular o desenvolvimento da economia e a acessibilidade ao interior do país. Além disso, a nova tecnologia das locomotivas melhora a capacidade e a eficiência rodoviária", indicou a GE.

Segundo Thomas Konditi Presidente e CEO da divisão de transporte da GE para a África Sahariana, "este acordo representa mais um passo na ampliação da parceria da GE com Angola. Este contrato é uma prova da confiança contínua no comércio regional através de infra-estruturas de transporte em África".

Angola procura liderar a região como sendo um centro de transportes. Em 2013, os governos de Angola, República Democrática do Congo e da Zâmbia estabeleceram o Corredor do Lobito para reforçar o comércio na região e impulsionar o crescimento regional.

Este investimento em infra-estruturas poderá reduzir o custo do transporte em geral e do transporte de minério em 80%. "A GE está comprometida com a construção de cadeias de prestação de serviços de qualidade mundial em Angola. O acordo estabelecido reflecte este compromisso, proporcionando a transferência de conhecimento, de capacidades humanas e de formação de competências", disse Konditi.

Ao longo dos últimos quatro anos, a GE entregou mais de 320 locomotivas para países da África Austral e Central. Esta nova ordem aumentou o acumular de entregas da GE para a região para mais de 400 novas locomotivas. A locomotiva da GE C30ACi, uma locomotiva diesel-elétrica de seis eixos com 12 cilindros de 3.000 cavalos de potência do motor FDL-série diesel, será construída em Erie, na Pensilvânia nos Estados Unidos e será entregue ao longo de três anos, com início em 2016.

A C30ACi é um produto de grande imaginação. A Eco-imaginação é uma iniciativa da GE para trazer para o mercado novas tecnologias que vão ajudar os clientes a enfrentar os desafios ambientais.

A GE está a operar em Angola desde 1967. Hoje, emprega mais de 500 pessoas em negócios que abrangem todos os sectores-chave incluindo petróleo e gás, energia água e transporte ferroviário.