O director de Exploração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG), Adriano Sebastião, anunciou, em Luanda, que o volume das bacias petrolíferas de Benguela e do Namibe está estimado em sete biliões de barris de petróleo.

A revelação foi feita durante uma conferência de imprensa realizada na última terça-feira, 03, à margem da cerimónia de licitação de 10 concessões petrolíferas daquelas duas regiões do litoral sul de Angola.

Segundo o responsável, estas cifras "resultam de estudos preliminares de avaliação do potencial, tendo sido identificadas armadilhas de hidrocarbonetos cujos recursos prospectivos rondam em cerca de sete biliões de barris de petróleo".

Neste que foi o primeiro roadshow realizado em Luanda, foram apresentados aos investidores o quadro jurídico-legal das actividades petrolíferas e as características dos nove blocos petrolíferos do Namibe, nomeadamente blocos 11, 12, 13, 27, 28, 29, 41, 42 e 43 e o bloco-10 na província de Benguela.

Na conferência de imprensa, a administradora da ANPG, Natacha Massano, questionada sobre as oportunidades de investimento, considerou livre o concurso público, com acesso às empresas nacionais e estrangeiras, com poderio financeiro.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)