O assalto e homicídio aconteceram na madrugada do dia 22, na residência de Carlos Manuel David, localizada na zona do Kimbango, no município do Kilamba Kiaxi.

O ataque foi perpetrado por dez indivíduos armados, que para além de matarem o ex-director do INAVIC, dispararam contra três membros da sua família, causando-lhes ferimentos graves.

Ao Novo Jornal, o porta-voz da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), órgão da investigação da Polícia Nacional, Quintino Ferreira, disse que horas depois a DIIP encontrou a viatura da vítima, em estado de abandono e abriu uma alta investigação para encontrar e deter os infractores.

Conforme a DIIP, os bandidos começaram por exigir dinheiro, e, sem mostrar resistência, a família entregou 50 mil kwanzas, três telemóveis e um televisor. Mas não satisfeitos, os assaltantes efectuaram vários disparos, tendo atingido o peito do ex-director do INAVIC, que teve morte imediata.

"Os outros disparos atingiram a esposa da vítima e dois filhos. Depois de alvejarem a família, levaram a viatura de marca Toyota, modelo Prado, já recuperada, contou o porta-voz da DIIP.