O porta-voz da Policia Nacional (PN) na província do Zaire adiantou ao Novo Jornal Online que o chefe da repartição municipal da educação está a ser indiciado pelo facto de ter recebido 4, 2 milhões de Kwanzas a 14 professores da localidade com a promessa de promoção de categorias na carreira docente.

Segundo o Inspector-chefe, Luís Bernardo, o acusado fazia cobranças ilícitas aos professores de algumas escolas da cidade do Zaire e do Município do Kuimba,

"Por via de uma denúncia anónima realizamos buscas na repartição municipal de Educação e fizemos apreensão do material relacionado com a prática da actividade criminosa", explicou o oficial ao Novo Jornal Online.

"A maioria dos professores que caíram na teia são da capital da província e do município do Kuimba", disse ainda o oficial em declarações ao Novo Jornal Online.

O responsável salientou que as investigações irá prosseguir com vista à continuação de recolha de prova e ao apuramento total das responsabilidades criminais dos envolvidos.

"A polícia e o Serviço de Investigação Criminal do Zaire estão a trabalhar em conjunto para que tenhamos o mais rápido possível outros elementos de prova no sentido de atribuir as responsabilidades criminais ao criminoso e tão logo possível encaminharemos o processo ao Ministério Público (MP) ", finalizou.